Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Exposição Temporária

26 de Janeiro
a 26 de Fevereiro, 2016

CULTURA CIÊNCIA CULTO | EXPOSIÇÃO NO AUC

Este ciclo inicia-se com uma exposição documental no Arquivo da Universidade de Coimbra. É ali que se encontra uma parte do cartório do Colégio de Jesus de Coimbra, nomeadamente  a documentação que foi incorporada na sequência da provisão régia de 4 de Julho de 1774, pela qual foi feita a doação, à Universidade de Coimbra, dos bens da Companhia de Jesus, que fora extinta em 1759.
A partir deste espólio documental, cronologicamente localizado entre 1542 (data de fundação do Colégio) e 1759 (data de extinção da Companhia de Jesus), foram seleccionados documentos que ilustram o percurso de vida do Colégio e dos que o habitaram, como estudantes, como professores e reitores.

Da mostra fazem parte documentos que revelam a presença dos padres jesuítas que foram professores de Matemática em Coimbra, como João dos Reis (1683), Filipe Borrel (1692) e Alberto Bucoschi (1693).

Entre os reitores do Colégio figura o Padre Jorge Rijo, através de um seu registo autógrafo (1560), revelando as doações régias feitas anualmente ao Colégio, em especiarias e açúcar. O Padre Rijo, além de um dos mais notáveis reitores do Colégio, foi professor do Padre José de Anchieta S. J.

Também está presente o superior geral da Companhia de Jesus, Padre Mutio Vitelleschi (1638), dando instruções ao Colégio sobre a anexação de bens e rendas do extinto Mosteiro de Pedroso.

A edição de obras dos Conimbricenses encontra-se ilustrada através dos contratos feitos com o impressor António de Mariz (1591 e 1596), para impressão de textos do Padre Manuel de Góis S. J.

Outras figuras ilustres são evocadas, como o Padre João Montanha, natural de Coimbra e que viria a falecer em Roma, em 1764, ilustre pregador, que está representado por um sermão dedicado a São Francisco de Borja, pregado na capela do colégio (1739) ou, ainda, o Padre Francisco Rodrigues, evocado através da sua carta de ordens menores e maiores (1549), dando a conhecer este professor de Astronomia no Colégio das Artes, anexado ao Colégio de Jesus de Coimbra em 1555.

Veja aqui o catálogo da exposição.

MAIS INFORMAÇÕES

Local: Arquivo da Universidade de Coimbra

Visitas Guiadas por Ana Maria Bandeira (AUC) nos dias 2 e 16 de fevereiro, às 15H00
Entrada livre

 

Eventos relacionados


CULTURA CIÊNCIA CULTO
26 de Janeiro a 31 de Dezembro, 2016