Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Sala de aula de anatomia (foto de Augusto Bobone)
Sala de aula de anatomia (foto de Augusto Bobone)

A reforma pombalina das ciências da saúde: quadro institucional (1772-1836)

por João Rui Pita  (Faculdade de Farmácia e CEIS20 - Universidade de Coimbra)

Nos finais do século XVIII, medicina, cirurgia e farmácia constituíam os três ramos da arte de curar - das ciências da saúde. Enquanto que a medicina era considerada como uma arte doutrinal, cirurgia e farmácia eram vulgarmente consideradas como artes mecânicas. Esta situação fazia-se sentir também em Portugal. A reforma pombalina da Universidade de Coimbra (1772) abrangeu os estudos médicos e teve inspiração em alguns pontos do que de mais avançado se ia fazendo na Europa nesta matéria.

Os Estatutos pombalinos dedicam integralmente uma parte à medicina. Neste documento refere-se a formação dos médicos e, também, a formação de boticários em curso específico que pode ser considerada como uma reforma profunda no ensino das ciências da saúde em Portugal, muito em particular na formação de médicos e boticários e que vigorou na sua generalidade até 1836.

O autor apresenta parte da sua investigação realizada em fontes de arquivo e fontes impressas, abordando a questão no contexto científico nacional e internacional.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 17H00
Entrada livre