Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Jesuítas, Construtores da Globalização

A Companhia de Jesus, criada em Paris em 1534 pelo basco Inácio de Loiola (1491-1556) e aprovada pelo papa Paulo III em 1540, é uma das ordens religiosas mais estudadas em escolas ocidentais.

Tendo surgido logo após as primeiras grandes viagens dos Descobrimentos, os Jesuítas participaram na dinâmica da globalização que essas viagens abriram, e contribuíram, com as suas sistemáticas recolhas, para a grande revolução do conhecimento.

Não se pode estudar a história da cultura, incluindo a religião, a ciência, a filosofia, a literatura e a arte, sem levar em conta os contributos dos Jesuítas. Os padres da Companhia estiveram nos centros nevrálgicos das decisões, das transformações e recomposições sociais e políticas desde o início da modernidade, tendo protagonizado o primeiro processo de globalização.

Num século em que Portugal detinha um império marítimo polvilhado de fortalezas e feitorias, foi no nosso país que encontraram o acolhimento para se lançarem na sua aventura de evangelização planetária.

Este livro pretende revisitar a história mundial desta ordem, com foco especial na relação dos Jesuítas com a história da globalização portuguesa, pouco mais de duzentos anos após a Restauração da Companhia de Jesus decretada pelo papa Pio VII em 1814, apresentando os grandes marcos desta história e acompanhando a projeção mundial desta Ordem, enfatizando as inovações e os sucessos, mas sem escamotear as fraquezas e os insucessos.


A obra "Jesuítas, Construtores da Globalização" de José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais, será
apresentada por José Augusto Bernardes (Faculdade de Letras da UC).
A sessão contará com a presença do editor, Raul Moreira e com a presença do Reitor da UC.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 16H00
Local: Anfiteatro do Laboratorio Chimico
Entrada livre