Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

FOTOQUEST GO

Gostaria de contribuir para construir um futuro mais sustentável e ao mesmo tempo fazer exercício ao ar livre e receber prémios?

Para proteger o ambiente é necessário conhecer o tipo de ocupação e uso do solo, bem como a sua evolução ao longo do tempo. Uma forma de obter esta informação é fazendo a classificação de imagens recolhidas por satélites artificiais. No entanto, os mapas obtidos desta forma têm de ser validados com dados recolhidos em campo. Como os dados de campo são difíceis de recolher à escala europeia, foi criada pelo International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA) a iniciativa FotoQuest Go, que tem como objectivo abrir a possibilidade dos cidadãos contribuírem com a recolha de fotografias e informação sobre o tipo de cobertura e uso do solo num conjunto de pontos espalhados pela Europa. 
O projecto será apresentado no Museu da Ciência e será explicado como pode contribuir, seguindo-se uma sessão prática de recolha de dados no terreno (Jardim Botânico da Universidade de Coimbra).

Entretanto pode já instalar a aplicação no seu smartphone e começar a recolhendo dados. Para isso só precisa de ir à página (http://www.fotoquest-go.org/" ou à "Play Store" no seu smartphone:

1.  Fazer download da app livre para o seu smartphone (com GPS);
2.  Iniciar a busca, escolher um dos pontos indicados e utilizar a app para ajudar a alcançá-lo;
3.  Seguir as instruções indicadas para tirar as fotografias;
4.  Responder a umas questões sobre a vegetação e a cobertura do solo;
5.  Fazer upload da informação, ou gravar para fazer upload mais tarde.

Participe e contribua para construir um futuro mais sustentável.

MAIS INFORMAÇÕES

HORÁRIO:

15H00 - 17H00

LOCAL:

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Jardim Botânico da Universidade de Coimbra