Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

A Demografia e o País - previsões cristalinas sem bola de cristal

de Eduardo Anselmo Castro, José Manuel Martins, Carlos Jorge Silva

O futuro que se aborda no livro "A Demografia e o País - previsões cristalinas sem bola de cristal" baseia-se numa análise séria. Esta demografia não é ficção.
- A Segurança Social vai colapsar?
- Quantos seremos daqui a 30 anos?
- O aumento da fecundidade resolve os nossos problemas?
Estas questões interessam a todos. E este livro fornece respostas, baseadas numa pesquisa séria e em análise de informação, tendo desenvolvido um modelo para perspetivar o futuro demográfico do país. A utilização de informação fundamentada para tomar decisões é de importância inegável. No entanto, a prática nem sempre corporiza a boa teoria. Em Portugal a oferta de dados demográficos tem sido relativamente escassa. Esta obra vem trazer um novo olhar sobre a análise da demografia no nosso país. De leitura relevante para decisores, analistas e estudiosos da matéria, constitui igualmente uma fonte imprescindível para todos os que querem saber um pouco mais sobre a demografia em Portugal. Mas a análise ultrapassa as suas fronteiras.
Quando usamos bem a informação de que dispomos, decidimos melhor. Esta evidência é aplicada com parcimónia pelos decisores portugueses, a todos os níveis da administração pública. E quando a informação em causa é do domínio da demografia, a parcimónia aumenta consideravelmente. Há oferta escassa e ainda mais escassa procura de dados demográficos.
O livro "A Demografia e o País - previsões cristalinas sem bola de cristal" visa aumentar a oferta e estimular a procura de informação, para suscitar perguntas e encontrar respostas.

A apresentação do livro vai estar a cargo de Ana Paula Santana (especialista em Geografia Social e Planeamento Urbano Sustentável, Faculdade de Letras da UC), Fernando Rocha de Andrade (especialista em Economia e Finanças Públicas, Faculdade de Direito da UC) e Fernando Seabra Santos (especialista em Oceanografia Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC).
A sessão contará ainda com a presença dos autores Eduardo Anselmo Castro, José Manuel Martins e Carlos Jorge Silva, todos do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 17H30
Entrada livre