Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

HOMINID ORIGINS: RIFT CENTERED HYPOTHESES AND HOW TO ESCAPE THEM

Martin Pickford, Museu de História Natural de Paris

O foco principal de pesquisa de Martin Pickford é a paleontologia do Mioceno do Velho Mundo, com foco em África. Trabalha especificamente na origem dos hominídeos, na sua biocronologia, paleoambientes e taxonomia de vários grupos de mamíferos.
Desenvolveu trabalho de campo em vários países africanos: Quénia, Uganda, Tanzânia, Botsuana, Angola, Africa do Sul, Namibia, Moçambique, Egipto, Tunisia, Marrocos e Gabão e trabalhou ainda com fósseis provenientes da Libia, Argélia, Congo, Sudão, Niger e Chade. Fez ainda pesquisas paleontológicas em Omã, India e Paquistão e visitou museus na Europa, América, Africa e Asia (China e Japão) para estudar fósseis.
A sua grande descoberta fóssil foi o Orrorin, o Homem do Milénio, do Quénia, com 6 milhões de anos um dos mais fortes candidatos a primeiro hominíneo. Outras descobertas marcantes são o Otavipithecus da Namíbia e o Ugandapithecus do Uganda.
Martin Pickford considera que ainda há um grande potencial para novas descobertas em paises africanos fora do este africano do Vale do Rift, razão pela qual continua a viajar e pesquisar por vários países africanos tais como Moçambique (Gorongosa).

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 15H00
Entrada livre
Conferência proferida em inglês sem tradução