Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

[VISITAS SUSPENSAS] ESPAÇOS HISTÓRICOS

O LABORATORIO CHIMICO
O Laboratorio Chimico foi concebido para o ensino experimental da química. No decurso das obras de adaptação do edifício a museu, os trabalhos arqueológicos revelaram que o edifício do Séc. XVIII foi construído a partir da sala do refeitório que servia o complexo dos colégios jesuítas do séc. XVII. A intervenção trouxe à luz, intactas, algumas provas da utilização do edifício pela Companhia de Jesus: várias janelas e um púlpito, bem como as fundações das cozinhas.
A exposição permanente ‘Segredos da Luz e da Matéria’ é uma exposição que combina o contacto com os objetos que ilustram a história da ciência, em Coimbra e em Portugal, com a exploração dos conteúdos, através de experiências interativas e de suportes multimédia.

O ANTIGO COLÉGIO DE JESUS E A FACULDADE DE PHILOSOPHIA

O edifício da antiga Faculdade de Philosophia, face a face com o Laboratorio Chimico, é a reconstrução do edifício onde se encontrava o Colégio de Jesus, estabelecido em 1542 e inaugurado em 1698 pela Companhia de Jesus. Depois da extinção da Companhia em 1759, a intervenção pombalina entre 1773 e 1775 adaptou o colégio, que passou a albergar os equipamentos destinados ao ensino experimental das ciências. Com este espírito foram criados no edifício os Gabinetes de História Natural e de Física Experimental, ali preservados até aos nossos dias, com renovadas designações.

Gabinete de Física
A coleção de instrumentos de Física da Universidade de Coimbra é uma das mais notáveis e raras da Europa. Estabelecida inicialmente no Colégio dos Nobres em Lisboa, foi transferida para Coimbra para fundar o Gabinete de Física Experimental. O que chega até nós do Gabinete do século XVIII são hoje verdadeiras obras de arte, valorizadas pela riqueza dos materiais e pela perfeição na execução, que ainda ocupam as salas e o mobiliário originais. Porque permanece no seu espaço de origem, mantendo as suas características desde o tempo da sua fundação, e porque a sua coleção de instrumentos científicos é uma representação notável da evolução da Física nos Séculos XVIII e XIX, o Gabinete de Física foi classificado como Sítio Histórico Europeu pela Sociedade Europeia de Física em 2016.

Galeria de História Natural
O Gabinete de História Natural da Universidade de Coimbra foi criado em 1772 para o ensino experimental na Faculdade de Philosophia. Possui uma coleção didática de animais, plantas, fósseis, minerais, rochas e modelos. Os espécimes eram usados em demonstrações no teatro da Natureza e permitiam a observação direta pelos estudantes. Ao longo dos anos, novas salas e novas coleções foram integradas na Galeria. Hoje constitui o mais antigo museu de Portugal que se mantém no seu espaço de origem.