Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

WORKSHOP DE TIPOGRAFIA TRADICIONAL “A ORIGEM DAS ESPÉCIES”

O Clube dos Tipos em parceria com o CIBIO/InBIO-UP e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra na celebração do aniversário de Charles Darwin: 12 de Fevereiro - Dia de Darwin/Darwin Day. Uma atividade integrada no programa “Um dia sobre evolução”.

O preço do workshop inclui a colaboração do técnico/tipógrafo e instrução do Clube dos Tipos.

O workshop pretende dar a conhecer aos participantes a técnica de tipografia tradicional, passando pelas várias fases: composição, imposição, impressão e distribuição.

PROGRAMA

Teoria: Introdução Teórica a Oficinas de Tipografia Tradicional

Serão explicados aos alunos os diferentes passos associados à técnica utilizada dentro das oficinas de tipografia: composição, imposição, impressão, desimposição e distribuição.
Será fornecida documentação apropriada, com termos associados à tipografia tradicional.


Prática: Composição, Imposição, Impressão, Desimposição e Distribuição

Composição: Os alunos irão pôr em prática os ensinamentos adquiridos no módulo teórico anterior. Irão trabalhar com carateres de madeira e chumbo e respetivos elementos e instrumentos utilizados dentro das oficinas de tipografia na fase de composição: componedores, tipómetro, linhas de composição, espaços, entrelinhas, quadratins, galés, cavaletes e caixas de carateres.
Irão compor em conjunto o final da obra de Darwin "A origem das espécies".

Imposição: O processo de criação da forma, pronta a imprimir.  A composição é colocada na mesa de imposição para ser presa numa rama com o auxílio de material branco e cunhos.

Impressão: durante o processo de impressão os alunos terão acesso a tinta, espátula, rolo de mão, prelo de provas. Farão provas individuais no prelo de provas.
Os cartazes finais serão também impressos manualmente no prelo de provas pelos alunos ou numa máquina impressora pelo técnico.

Desimposição: Desmanchar a forma/chapa.

Distribuição: Colocar os carateres de forma ordenada nas respetivas caixas.

MAIS INFORMAÇÕES

Público em geral
Local: Tipografia Damasceno, Coimbra
Horário: 10H30 - 18H00
Preço: 30 euros
Inscrições: info@clubedostipos.com

Clube dos Tipos

O Clube dos Tipos foi criado com a intenção de reunir pessoas interessadas em tipografia. As oficinas de tipografia estão no centro da nossa atividade mas não consideramos as restrições associadas com esta técnica uma limitação. São, para nós, um ponto de partida. Encorajamos a experimentação e o uso de novas tecnologias, em combinação com o uso de tipos antigos de metal e madeira, de forma a chegar a resultados menos convencionais.

O Clube do Tipos organiza workshops de tipografia. Estes workshops são úteis para estudantes de tipografia, amantes dos tipos, e qualquer pessoa interessada em impressão.
Nas oficinas de tipografia encontramos potencial para ensinar a terminologia e os princípios fundamentais associados à tipografia, tão relevantes hoje como dantes, em trabalhos de impressão e digital.

Fundadores

Joana Monteiro e Paul Hardman são designers gráficos. Têm ambos mestrado pela University of the Arts London. Joana estudou na Royal College of Art, Londres. Colaborou com o atelier FBA. em Coimbra durante 5 anos. É freelancer desde 2007 e tem trabalhado com clientes da área da cultura (TNSJ, English Touring Opera, TAGV). Paul lecionou em Camberwell College of Art. Co-fundador da Camberwell Press. Cocurador do festival de design Into the Fold. Tem trabalhado com clientes da área da cultura (HOK, Welcome Trust, English Touring Opera, onedotzero, Chibuku Shake Shake e Camberwell Space). São ambos co-fundadores do Clube dos Tipos.

 

Eventos relacionados


UM DIA SOBRE EVOLUÇÃO
11 de Outubro 2014 a 31 de Julho 2015

O PRINCÍPIO DA MACACADA
9 de Novembro, 2014

12 DE FEVEREIRO | ESPECIAL “DIA DE DARWIN” - SEMINÁRIO
12 de Fevereiro, 2015

12 DE FEVEREIRO | ESPECIAL “DIA DE DARWIN” - CONTO
12 de Fevereiro, 2015

DESCOBRE O ADN QUE NOS UNE
19 de Julho, 2015