Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
INCLUSÃO

1 de Janeiro 2019
a 31 de Dezembro 2020

EU no musEU

Um programa para pessoas com perturbações neurocognitivas e seus cuidadores informais


A responsabilidade social dos museus reflete-se, a par com outras práticas, também na promoção das acessibilidades física, intelectual e social dos seus públicos e da sociedade em geral. Perante a conjuntura do atual envelhecimento demográfico, assumimo-nos assim como agentes para a inclusão de todos e de cada um.

Sabemos hoje que a estimulação cognitiva é um poderoso instrumento para a promoção da qualidade de vida de idosos com perturbações neurocognitivas e de seus cuidadores, cujo número tem vindo a aumentar exponencialmente, também em Portugal. É neste contexto que surge o programa EU no musEU a 9 de novembro de 2011, no Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra (MNMC), resultante da vontade de incluir público com perturbações neurocognitivas e seus cuidadores informais, promovendo o envelhecimento ativo para ambos. Em parceria com a Alzheimer Portugal e a partir do modelo de estimulação cognitiva aplicado pelo Museu of Modern Art (MoMA), de Nova Iorque, no programa ‘Meet me’ (2007 – 2014) mas, divergindo dele por uma maior ação junto dos cuidadores, este programa resulta das sinergias de uma vasta equipa multidisciplinar composta por dinamizadores, colaboradores e cuidadores formais em sessão.

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC), igualmente ciente dessa enorme responsabilidade social, associou-se a este programa desde janeiro de 2019, explorando em conjunto com o MNMC, mensalmente, ambos os acervos, nas suas diferentes dimensões.

Dos dois grupos que se reúnem em simultâneo em cada sessão do EU no musEU, desenvolvendo estimulação cognitiva por meio da arte e da ciência, o dos participantes (pessoas com perturbações neurocognitivas) permanece nos espaços do MNMC, enquanto o grupo dos cuidadores desenvolve as atividades nos espaços do MCUC.