Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Mapping the structure of research fields with science mapping analysis

Manuel Jesús Cobo, Dept. of Computer Science and Engineering, University of Cádiz, Spain

Bibliometria é um conjunto de métodos que são usados para estudar quantitativamente o impacto de: i) campos de investigação, ii) investigadores, ou iii) trabalhos científicos. O mapeamento científico é um dos principais procedimentos para realizar estes estudos e é usado para representar a estrutura cognitiva de um campo de investigação. Esta conferência apresentará o grande potencial do uso de dados e ferramentas bibliográficos na ciência. Investigadores seniores encontrarão nessa abordagem o potencial para destacar as forças e as lacunas de um dado campo de investigação, oferecendo-lhes a oportunidade de, por exemplo, direccionar melhor os objectivos e investimentos de projectos futuros. Os cientistas juniores poderão, através da visualização da evolução temática de seu campo de investigação, desenvolver uma base sólida da sua investigação, dando-lhes a oportunidade de responder objectivamente a perguntas pendentes ou detectar oportunidades negligenciadas nos seus campos de investigação.

Manuel J. Cobo é professor na Universidade de Cádiz, Espanha, desde 2011. A sua investigação é focada em Bibliometria, Análise de Mapeamento da Ciência, Rede Social, Inteligência Artificial, Data Mining e Ciência da Informação. Foi autor de mais de 50 artigos com revisão por pares nos quais aplica estas ferramentas em ciência da computação, ciência animal, economia, marketing, serviço social, transporte, etc. Ele e sua equipa desenvolveram o software de acesso aberto SciMAT para mapeamento científico.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 17H00
Entrada livre

Esta conferência é realizada no âmbito do contrato Marie Sklodowska-Curie n.º 746304, do Horizonte 2020 da União Europeia, atribuído a Julio Arce-Funck (MARE - Centro de Ciência do Mar e do Ambiente/Universidade de Coimbra).