Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Estágios de Verão no Museu da Ciência da UC

Os estágios de Verão visam proporcionar aos estudantes da Universidade de Coimbra experiências em contextos de trabalho, através do contacto direto com o ambiente geral de uma organização, promovendo a aproximação a instituições e a valorização do seu curriculum ou redesenho do seu percurso escolar.

O Museu da Ciência pretende acolher estagiários nas áreas indicadas a seguir, em concordância com o regulamento da UC.

Eventuais candidatos devem manifestar o seu interesse enviando o CV juntamente com a lista de notas para direcao@museudaciencia.org até ao próximo dia 10 de Abril de 2019, indicando a qual dos estágios concorre.

 

1. Estágio na área da Antropologia
Plano: Registo fotográfico de objectos, transcrição e digitalização de etiquetas antigas. Inserção de conteúdos na base de dados de gestão da coleção. Embalagem, acondicionamento e transporte de objectos em reserva.

2. Estágio na área da Biologia / Botânica
Plano: Inventariação de exemplares da coleção da Botânica com registo e cruzamento de informação existente para atualização da base de dados. Pesquisar sinonímia e atualização dos nomes científicos e estatuto de conservação e listas CITES.  Procedimentos de conservação preventiva e curativa e integração em reserva.

3. Estágio na área da Biologia / Invertebrados em meio líquido
Plano: Inventariação de espécimes de Invertebrados conservados em meio líquido, existentes nas coleções do Museu. Registo fotográfico dos exemplares, transcrição de etiquetas antigas. Pesquisar sinonímia e actualização dos nomes científicos.  Pesquisar estatuto de conservação e listas CITES. Registo de todas as informações numa base de dados.

4. Estágio na área da Biologia / Invertebrados em meio seco
Plano: Inventariação de espécimes de Invertebrados conservados a seco, existentes nas coleções do Museu. Registo fotográfico dos exemplares, transcrição de etiquetas antigas. Pesquisar sinonímia e actualização dos nomes científicos.  Pesquisar estatuto de conservação e listas CITES. Registo de todas as informações numa base de dados.

5. Estágio na área da Biologia / painéis didácticos
Plano: Atualização de nomes científicos e descrição de painéis didáticos antigos de zoologia. Inserção em base de dados.

6. Estágio na área da Biologia / Zoologia
Plano: Pré-inventário de objetos da coleção didática de zoologia, com registo de informações recolhidas em base de dados.

7. Estágio na área das Ciências da Comunicação
Plano: Criação de conteúdos para canais de comunicação online

8. Estágio na área da Geologia/Petrologia
Plano: Organização e pré-inventário dos espécimes portugueses da colecção de Petrologia do acervo do Museu da Ciência.

9. Estágio na área da Geologia/ Mineralogia
Plano: Organização e pré-inventário dos espécimes minerais das colecções do Museu da Ciência provenientes de antigas explorações mineiras de Portugal.